Temporal causa estragos em Santa Catarina

temporal em santa catarina

Florianópolis:

 

Um forte temporal, com relâmpagos e rajadas de vento, atingiu Florianópolis e região, na noite desta quinta-feira (16). Segundo a Defesa Civil, o vento atingiu velocidade entre 60 a 80 km/h. Até as 21h40, foram registradas ocorrências de falta de energia no Ribeirão da Ilha, Campeche, Centro, Estreito, Barreiros e Norte da Ilha.



Segundo a Celesc, por volta das 21h o total de unidades de interrupções registrado foi de 27.695, por conta de desligamentos acidentais provocados pela chuva. De acordo com a Divisão Técnica, no Ribeirão da Ilha, na Servidão Manoel Jorge Filho com a rodovia Baldicero Filomeno, próximo ao Trevo do Erasmo, um poste foi derrubado pelas rajadas de vento. Segundo o morador do bairro Ricardo Abreu, a energia de toda a rodovia ficou comprometida até a conclusão dos trabalhos das equipes da Celesc.

 

Rio do Sul:

 

Um temporal com ventos fortes provocou estragos em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, no final da tarde desta quinta-feira (16), informou o Corpo de Bombeiros.
Árvores caíram, casas foram destelhadas e o teto de um posto de combustível cedeu.

 
A Defesa Civil municipal informou que a maior velocidade do vento foi às 18h, quando a rajada chegou a 54,7 km/h. Até as 19h, choveu 23,4 milímetros na cidade.



O teto do posto de combustível foi o único relato em estabelecimento comercial ouvido pela Defesa Civil, que não foi chamada para atendimentos, mas afirmou que chegaram relatos de pequenos danos em casas, como janelas e portas de vidro, e chuva dentro de residências.

Até a atualização mais recente desta notícia, o Corpo de Bombeiros ainda atendia casos relacionados ao temporal e não havia feito relatório com os estragos.

 

Alertas

 

A partir das 20h, a Defesa Civil emitiu alerta de tempestade e granizo para as cidades de Timbó Grande, Santa Cecília, Monte Castelo, Bela Vista do Toldo, Major Vieira e Mafra. Também foram registrados temporais isolados nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte. Durante a tarde, o vento causou destelhamento e quedas de árvores em Rio do Sul.



Para esta sexta-feira (17) a previsão indica chuva para todas as regiões de Santa Catarina com descargas elétricas de níveis moderados acumulando um total de 60 milímetros, em média, segundo a previsão da Epagri/Ciram.

 

Qualquer problema pode ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.