Passeios em Florianópolis!

Resgate de filhote de baleia preso em rede de pesca em Florianópolis segue nessa quinta

Baleia presa em Florianópolis
Compartilhe

O resgate ao filhote de baleia-franca, que havia ficado preso em uma rede de pesca na manhã de quarta-feira (22), no Pântano Sul, região sul da ilha, foi retomada na manhã desta quinta-feira (23). A operação teve início às 11 horas da manhã de quarta, seguiu durante a tarde e teve de ser suspensa no início da noite.

Continua depois do anúncio




Equipes de busca tentam localizar novamente o animal-marinho que, em razão da agitação do mar, acabou se deslocando e saindo o local em que havia sido encontrado. No início da manhã, o Arcanjo, helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sobrevoou a área para tentar encontrar o filhote.
 
De acordo com o analista ambiental do ICMBio/APA Baleia Franca Ronaldo Cataldo Costa, equipes do Corpo de Bombeiros e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM) e uma lancha da Polícia Federal estão monitorando a situação.
 
Resgate exige cuidado
 
Além do filhote, de aproximadamente duas toneladas, a mãe do animal-marinho também esteve ontem no local circundando a embarcação de pesca na qual ele acabou se enrolando. Por essa razão, o cuidado no resgate deve ser redobrado.

 
Continua depois do anúncio



Conforme o analista ambiental, é preciso ter cautela, pois são animais marinhos grandes.
 
– Estamos seguindo o protocolo. É preciso ter cuidado para não colocar em risco também a vida e a segurança dos socorristas –, explica. As equipes de resgate seguem o Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca, desenvolvido para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados.
 
Ele também conta que é muito importante evitar o aglomeração de pessoas no local para não acabar complicando ainda mais o resgate.

Serviços

Dicas de turismo em Floripa

destinoflorianopolis.com.br | Todos os direitos reservados 2021©

×
×

Carrinho