O catarinense Walter Orthmann, de 96 anos, foi homenageado nessa terça-feira (14) em Brasília (DF) durante uma cerimônia do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ele recebeu a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.
Orthmann está há pelo menos 80 anos na mesma empresa em Brusque e não pensa em se aposentar. Por este feito, ele havia sido recebido pelo presidente Michel Temer (MDB) na capital federal em maio deste ano.
Continua depois do anúncio
“Pra mim, a empresa é uma família, é tão bonito. Quando você chega lá, abraça, a faxineira diz bom dia, como é bonito, saber conversar com o pessoal. Todo mundo gosta da gente”, disse Walter.
Na mesma indústria têxtil desde os 15 anos, ele acorda todos os dias às 6h para se exercitar e às 8h vai para a fábrica, onde começou a trabalhar na expedição.
“Acho que o exemplo dele revela que o trabalho não é só uma fonte de acesso à renda, mas de desenvolvimento das potencialidades do ser humano e de integração social”, disse o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Alexandre Ramos.
Continua depois do anúncio
Inicialmente, Walter foi office-boy, depois foi para o setor de faturamento, onde fazia os cálculos à mão, no papel. “Comecei no faturamento durante 10, 15 anos, mas tudo sem máquina, fazia todo o serviço de cabeça mesmo”, disse.
Oficialmente, ele se aposentou há mais de 40 anos, mas, na prática, não sabe o quer dizer aposentadoria. Por enquanto, não está preocupado com isso, pelo contrário, não pensa em parar.
“Não fiquei um dia em casa, até férias pra mim é difícil”, afirmou.
Continua depois do anúncio
A mulher dele garante que a dedicação ao trabalho não atrapalha a convivência em família, com ela e os oito filhos. “Ele não se incomodou nunca com ninguém, gosta de todo mundo e a vida da gente é essa”, afirmou Marisa Orthmann.
Walter estudou até a sétima série. Aos que estão começando, o conselho dele é que não parem de estudar, r façam faculdade e outros cursos, mas a principal dica é outra: “Cuidar muito da saúde, ter uma boa dose de disciplina e ter paixão pelo que faz”, ensinou.
-
Baleia resgatada há 15 anos reaparece em Santa Catarina com filhote albino
Uma baleia-franca que tinha sido resgatada havia 15…
-
Conheça a Forneira que faz pizzas há quase 30 anos em Florianópolis
Inaugurada em 1980 pelo Sr Mauri, foi a…
-
Recuo do mar em Santa Catarina mostra navio naufragado há 63 anos em Floripa
O recuo do mar por conta da maré…